VÃO CHEGANDO OS LIVROS


por Woden Madruga

Chegam os livros, alguns pelo correio, vindos de províncias vizinhas, outros alcançam os escaninhos desta Tribuna do Norte quando a safra procede dos quintais daqui mesmo da aldeia. Esta semana foram cinco.

Do Recife, o poeta Talis Andrade me manda seus dois últimos livros, Sertões de Dentro e de Fora e Romance do Emparedado, lançados agora em outubro na Bienal Nacional do Livro de Recife, ambos editados pela Editora Livro Rápido, de Tarcísio Pereira, que foi dono da maior livraria nordestina, a Livro 7, do Recife. Fez época no mundo literário pernambucano nos anos oitenta e noventa do século que passou. Puxa, como o século passou depressa! Tarcísio, gente da melhor qualidade, é seridoense com sangue de Currais Novos. Montou agora sua tenda em Olinda onde continua recebendo poetas e escritores de todas aquelas ribeiras.

Romance do Emparedado é dedicado a Ticiano Duarte, amizade natalense do poeta derna dos tempos em que os dois se cruzavam pela redação da velha A República e esticavam a noite pela melhor boemia desta terra de Poti mais bela. Em Sertões de Dentro e de Fora, Talis revira a história para registrar a presença nas matas litorâneas dos primeiros colonizadores, abrindo, a partir daí, os caminhos para se chegar aos agrestes, antecipando-se aos desertões/sertões:

“Nos campos abertos
dos sertões soltaram o gado
saciando a voracidade
de mais terras e currais”.

Gosto de Talis e gosto de seu lirismo, um eterno apaixonado.

Ele juntou ao Romance emparedado uma crítica de Jaime dos G.Wanderley ao seu livro de estréia Esquife Encarnado, publicado nos idos de 1957. O poeta andava pelos vintanos. A crítica de Jaime saiu em “A República” em agosto do ano seguinte.

Dizia Jaime, também poeta e – na juventude – companheiro de Cascudo nas noitadas natalenses:

“A moda dos outro poetas, Talis escolheu a mulher para se avatar (…) Nenhum poeta, até hoje, livrou-se do eterno feminino, pedra de toque da angústia de todos os torturados e de todos os sonhadores”. Grande Jaime.


In Tribuna do Norte, Natal

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s